...
Faz tempo que não "posto" nada no blog... faz tempo que ninguém "posta" nada no blog!
Nada como os Santos Populares para suscitar vontade de escrever umas "patacoadas"!
Enfim... Tenho para mim que os Santos Populares é das coisas mais arbitrárias que acontecem ao longo do ano. Não pela festa em si, que não é arbitrária e tem bastante tradição em Lisboa... mas pelo que representa para os "jovens" de hoje! (nos quais, obviamente, me incluo!!!)
Afinal de contas os Santos mais não passa de uma véspera de feriado, apenas diferente porque anda tudo na rua, vai tudo para Alfama, para o Castelo e arredores... é uma grande confusão, encontra-se gente que já não se vê há muito tempo (muitas vezes desde os últimos Santos...), comem-se sardinhas e febras, ouve-se música pimba, bebe-se muita sangria e cerveja, anda-se muito a pé, espera-se muito tempo por um táxi, ... No fundo, uma série de coisas um pouco arbitrárias que se repetem todos os anos!
E quem ganhou as marchas??? Quantos destes "jovens" (nos quais me continuo a incluir...) sabe quem ganhou as marchas populares?? Quantos destes "jovens" alguma vez assistiu mesmo às marchas populares? Afinal de contas, este devia ser o prato forte do dia, ou pelo menos o aperitivo que deveria servir como ponto de partida... Mas não! Ninguém sabe quem ganha, quem concorre, nunca viu nem sabe como é... O importante é apanhar uma bebedeira e ver muita gente... --- E POR MIM TUDO BEM!!!
Antigamente, confesso, não adorava... Muita confusão, muita gente, muito alcool... etc etc etc! Agora... ... ... continuo a não gostar da confusão, de muita gente, de não andar mas ser arrastado pelo maranhal de um lado para o outro, de querer encontrar pessoas e não conseguir, etc etc. Mas agora já percebi que tem muitas coisas boas...
1º - FESTA! 2º - Depois de tentar encontrar pessoas e não conseguir... desistir... e ACABAR POR ENCONTRÁ-LAS... 3º - Ver gente que já não pensava que fosse viva!Cada um há-de ter as suas razões para gostar dos Santos... ou para odiar... ou para simplesmente nem se aperceber da sua ocorrência...
Afinal de contas, cada um é livre de ter a sua opinião.
Esta é a minha!
Boa noite... e boa sorte!
AQUELE ABRAÇO!