Exchanges For Peace

Alguma vez ouviram falar em AFS (www.afs.org) ou Intercultura-AFS Portugal (www.intercultura-afs.pt)?
Pois bem, em curto resumo, aqui vai a história (e depois o apelo, claro!).
Em 1914, durante a WWI, um grupo de voluntários norte-americanos juntou-se para ajudar o exército francês a transportar os feridos de guerra em ambulâncias. Pegaram neles próprios e em mais alguns amigos, vieram para a Europa e assim nasceu o American Field Service (daí AFS). Após um interregno entre guerras, em 1939, com o início da WWII, o AFS foi reactivado e os tais voluntários e mais uns quantos voltaram à Europa e estiveram aqui a dar o litro. Estes iluminados condutores de ambulâncias (alguns deles ainda vivos hoje!), quando acabaram as "Grandes" guerras, juntaram-se à volta da mesa de um café, olharam uns para os outros e pensaram, então e agora o que é que vamos fazer para ajudar o Mundo?
Como acharam que era importante para a paz incutir aos jovens valores de Participação Activia e Cidadania Global e que uma maneira de promover a paz entre as pessoas seria dar-lhes a oportunidade de realizar intercâmbios internacionais, começaram a organizar-se de forma a promover esses mesmos intercâmbios, sempre em regime de voluntariado, em que jovens vão durante um período de tempo (3, 6 ou 12 meses) para um país estrangeiro (dentro dos 50 e picos que pertencem à rede) e ficam em famílias de acolhimento.
Hoje em dia o AFS é uma organização internacional, não governamental, sem fins lucrativos e de voluntariado, que proporciona oportunidades de aprendizagem internacional para ajudar jovens a desenvolver o conhecimento, capacidades e compreensão necessários a criar um mundo mais justo e pacífico. E em intercâmbios AFS já foram mais de 300.000 pessoas!
Ora, este ano o AFS faz 60 anos!
Em comemoração, e porque cada vez mais os Governos colocam entraves à mobilidade de pessoas (o que por sua vez coloca entraves à compreensão necessária para a paz), o AFS lançou uma petição online (http://www.exchanges4peace.org/) que em Novembro será entregue, nas celebrações do aniversário do AFS em Nova Iorque, ao Presidente da ONU. O objectivo é conseguir-se 1.000.000 de assinaturas (não me venham dizer que isso é impossível porque é tão impossível quanto conseguirmos criar um mundo sem guerras e nisso eu acredito, ok?!). Cada vez que alguém assina a petição, uma bandeira do seu país aparece no "PEACE" que está na página Web e contribui para o impacto que a petição terá nos senhores governantes.
Então aqui vai o meu apelo: 'bora assinar e divulgar para podermos ter muitas assinaturas e criar muito impacto?
E já agora, se quiserem fazer um intercâmbio, se quiserem acolher alguém em vossa casa ou se quiserem apenas ter uma participação cívica mais activa e ser voluntários de uma organização, dêem uma olhada à pagina da Intercultura, mandem um mail, peçam informações! Quanto mais formos, melhor!
Saudações Interculturais (ehehehe) :)
3 Comments:
At sexta-feira, junho 15, 2007 4:05:00 da tarde,
Russo said…
Eu... sou contra!
At sexta-feira, junho 15, 2007 4:12:00 da tarde,
rizzo :) said…
diz o gajo que fez Erasmus em Bologna, resolveu ser doido e ir trabalhar para Madrir e neste momento está no Kazaquistão :P...
At quinta-feira, junho 21, 2007 8:36:00 da manhã,
Russo said…
Faz tempo que abdiquei de ser coerente :)
Enviar um comentário
<< Home